Estamos próximos da estreia nos cinemas de Superman: O Homem de Aço (Superman: The Man of Steel) dirigido pelo Zack Snider, um filme que, para muitos, representa um fio de esperança pela redenção da franquia. Sou um desses que esperam uma volta triunfal do Azulão, já que no cinema é como nos quadrinhos: Algumas histórias são excelentes, outras nem tanto. Sendo assim, vamo sem muitas delongas ao Top 5 de Melhores Quadrinhos do Superman!

5 – Superman vs. Muhammad Ali – 1978

Superman vs. Muhammad Ali
Kal-El desferindo vários golpes com a cara nos punhos de Cassius Clay
Como parte das comemorações pelos 40 anos do herói, Dennis O’Neil (texto) e Neal Adams (texto e desenhos) trazem uma situação tão excelente quanto inusitada: uma luta de boxe entre o mito Muhammad Ali e Superman, numa história cheia de plot twists e belas páginas de pancadaria. Pra quem curte ver o supinho levando na fuça, esta revista é oportunidade sem igual.
muhammad-ali-superman-comic
“Superome é o carai”

 4 – A Morte do Superman – (The Death of Superman) – 1992

a-morte-do-superman
Por que será que revistas em que o Superman apanha fazem tanto sucesso? ;D
Uma das mais célebres histórias em quadrinhos do Super-Homem é, ironicamente, A Morte do Superman, um crossover entre Super e o monstro Apocalipse, parte do arco chamado… “A Morte e o Retorno do Superman”.
Essa mini-série em 3 edições (que também pode ser encontrada em um só volume) é perfeita para quem gosta de muita porrada e destruição desenfreada. De enredo muito simples e direto, o pau quebra sem dó, culminando com o nosso herói batendo as botas vermelhas em meio a uma Metrópolis em escombros. Sangue no zói, faca nos dente!

 3 – O Reino do Amanhã – (Kingdom Come) – 1996

o-reino-do-amanha
O Reino do Amanhã foi fodasticamente ilustrado pelo mítico Alex Ross
Não é uma história do Superman especificamente, mas vale a pena pelo conceito interessante e da arte sem igual de Alex Ross. Fala basicamente da situação dos velhos heróis da DC Comics num futuro em que outros heróis mais violentos e sem os mesmos ideais da geração clássica dominam o mundo, e mostra o retorno da patota oldschool à ativa.

2 – Superman: Legado das estrelas (Superman: Birthright) – 2003

o-legado-das-estrelas
Superman: O Legado das Estrelas substituiu a versão de John Byrne no cânone como origem do herói
Uma excelente edição para quem quer “começar pelo começo”, já que é uma das mais famosas versões da origem do personagem, a melhor delas na opinião de muitos. Algumas características estão presentes em obras posteriores, como o fato de Clark Kent ter conhecido Lex Luthor durante sua adolescência em Smallville, e ter se tornado um herói apenas na idade adulta, além das suas viagens pelo mundo antes disso – lembrou dos trailers do novo filme? Enfim, esta obra (escrita por Mark Waid e desenhada por Leinil Francis Yu) substitui no cânone oficial da DC a última origem válida, publicada em 86 por John Byrne.

1 – Superman: Entre a Foice e o Martelo – (Superman: Red Son) – 2003


entre-a-foice-e-o-martelo
Superman comuna, quem diria?!
E se o pequeno Kal-El aterrisasse no território russo em plena época da guerra fria? Partindo de um excelente conceito, essa mini-série da linha Elsewords (que coloca os heróis em cenários diferentes do habitual – gosto de chamá-la de “E se? Worlds”) tem várias referências e reflexões acima da média. Mesmo se tratando de algo fora da tragetória oficial do Superman, assim como O Reino do Amanhã, é considerado um clássico e costuma ser bem recebido mesmo por leitores que não são fãs do Homem de Aço.
Vou deixar de lado alguns momentos bizarros do Super, como sua fase elétrica e a saga que conta seu retorno da morte. Agora o momento é de ~renovar as esperanças~ e conferir o novo filme, que promete contar de uma forma mais séria o surgimento deste que é, apesar de tantos reinícios, o maior super-herói de todos os tempos. Vale a pena conferir essas edições comentadas aqui inclusive para pegar algumas referências e homenagens deixadas pelo Zack Snyder para quem curte quadrinhos.
Para o alto, e avante!