Vilões do Batman - Tudo de Pop Art
A maioria dos fãs e leitores de quadrinhos considera a galeria de vilões do Batman, como sendo a melhor das histórias em quadrinhos, e só de olhar para esta lista, dá perceber que existem fortes argumentos para esta afirmação.
Os personagens desta lista foram quase todos adaptados para filmes e TV, e estrearam em períodos diferentes, como no início do Batman durante a Era de Ouro dos quadrinhos, ou entrando apenas na última década, mostrando que a galeria de vilões do Batman continua evoluindo. A maioria dos personagens se enquadra na categoria: “até minha mãe já ouviu falar deles”. Todos são icônicos.
Por se tratar de um super-herói sem poderes, a maioria de seus vilões possui como característica principal uma mente distorcida e geralmente psicótica, o que faz os escritores trabalharem melhor as motivações e background dos personagens, tornando-os tão interessantes para os leitores. Chega de conversa e vamos à lista!

Silêncio

Silêncio - Tudo de Pop ArtO vilão sem nome e rosto, uma criação do século 21. Introduzido no arco de 12 partes de mesmo nome, por Jeph Loeb e Jim Lee, fez sua primeira aparição em Batman #609 (novembro de 2002). Um dos motivos dele estar na lista é porque ele incorpora muitas das características do resto dos personagens fazem parte do universo do Homem-Morcego.
Os melhores Bat-vilões possuem muito em comum com o próprio Batman, e quem melhor do que o seu amigo de infância Tommy Elliot para fazer isso? Grande parte da tragédia de Tommy era chocantemente autoinfligida, no entanto, isso não quer dizer que ele não podia culpar a família Wayne por isso. Em sua primeira história, ele fez Batman enfrentar alguns de seus piores vilões, incluindo o que parecia ser o recém-ressuscitado Jason Todd, o segundo Robin, mas isso foi apenas o começo. Mais tarde, Silêncio literalmente tirou o coração da Mulher-Gato, torturando a amante de Bruce de forma cruel.
Ainda não foi estabelecido se Silêncio permanece na cronologia do Batman, no reconfigurado universo dosNovos 52, mas você pode apostar que um personagem tão forte e popular, criado pelo coeditor da DC Comics, Jim Lee, vai voltar. Enquanto ele não aparece, Dan DiDio (o outro editor da DC) promete que há grandes planos em andamento para Silêncio.

Hera Venenosa

Se você apagar da sua memória o fato de que ela foi um dos principais adversários do Batman no filme 1997, Batman & Robin (frustrada por lábios de cera!), você verá como Hera Venenosa é um dos maiores vilões do Batman de todos os tempos, e um dos personagens femininos mais emblemáticos dos quadrinhos.
Uma relativamente nova adição à galeria de vilões do Batman (estreando emBatman #181, junho de 1966), Hera Venenosa é como muitos dos melhores vilões, não é totalmente má (como ninguém no mundo real é), e seria ainda mais simpática se não fosse completamente louca. Pamela Isely luta pela terra, embora por meios criminosos (e, muitas vezes assassina). Vale lembrar que recentemente um lado mais heroico da vilã surgiu nos Novos 52, na série Aves de Rapina.

Pinguim

Pinguim - Tudo de Pop ArtO personagem já teve grandes representações no cinema e TV, a versão clássica da série da década de 60 interpretada por Burgess Meredith e a interpretada por Danny DeVito, no filme de 1992. Sua primeira aparição foi na revista Detective Comics #58, de dezembro de 1941.
Pinguim provou ser um personagem surpreendentemente versátil. Às vezes, um homem de negócios quase legítimos, às vezes uma pessoa desfigurada (veja: Batman Returns) e sanguinária, ele tem sido muitas coisas ao longo dos anos, e como resultado, tem mantido uma presença constante nas histórias em quadrinhos por 70 anos.
Ao contrário da maioria dos vilões do Batman, Pinguim é bastante sensato, o que ajuda a distinguir Oswald Chesterfield Cobblepot III do resto. Em vez de ser levado a fazer coisas ruins, ele as faz, para lucrar com isso. Isto é, ou não é, ser um verdadeiro vilão?

Bane

Bane - Tudo de Pop ArtRecentemente encarnado nos cinemas, Bane fez sua primeira aparição na revista Batman: The Vengeance of Bane, em 1 de janeiro de 1993. Bane nasceu na prisão de Pietra Dura, localizada na ilha de Santa Prisca, no Caribe. Teve de cumprir a prisão perpétua, condenado pelos crimes cometidos por seu pai, o Rei Cobra. Ele treinou o cérebro e o corpo durante a vida toda, e por algum motivo criou uma fixação por Gothan e seu protetor, o Batman. Após ser cobaia de experimentos na prisão, Bane ganha superforça, escapa da prisão e vai atrás do Batman.
O grande motivo para Bane estar na lista é simples: ele quebrou o Batman!!!!! Precisa de mais? Tanto que esse foi o auge dele, voltando para os holofotes apenas no final da trilogia de Nolan.

Dr. Hurt

Dr. Hurt - Tudo de Pop ArtLuva Negra. Em um conto alucinante e surtado, Grant Morrison nos mostrou a história de uma organização criada para um único propósito, destruir física e mentalmente o Batman, liderada pelo Dr. Simon Hurt.
Mas quem foi Doutor Hurt? Ele poderia ter sido o Diabo, Thomas Wayne, pai de Bruce, mas no final, descobriu-se que ele era um ancestral da família Wayne, nascido no século XVII e que permaneceu vivo devido a poderes místicos. A beleza do conto de Morrison é que é fácil suportar quase toda a teoria. Assim, esse vilão tem a mão em quase tudo de ruim que aconteceu com Batman, e ele conduziu tão bem seu plano, a ponto de deixá-lo louco o suficiente para se vestir como um morcego e aterrorizar os vilões, e fez tudo isso enquanto permanecia anônimo.
A saga do Batman criada por Morrison terá seu capítulo final em Batman Inc., e o autor andou dizendo que os fãs irão odiar! Será?

Mulher-Gato

Mulher-Gato - Tudo de Pop ArtSim, a Mulher-Gato não é uma vilã tradicional nos quadrinhos há anos, mas não há como negar que ela pertence a esta lista. Suas primeiras aparições nos quadrinhos eram como uma antagonista, e Selina Kyle certamente faz parte de qualquer lista dos melhores personagens de Batman, independentemente de que lado da lei ela estiver. Ela surgiu logo na primeira edição de Batman, em 1940.
Junto com a Mulher-Maravilha e Supergirl, Mulher-Gato é uma das personagens femininas mais conhecidas dos quadrinhos. Durante anos, ela também tem sido um dos mais importantes interesses amorosos do Batman, como pode ser visto mais recentemente (e um pouco explicitamente) nos Novos 52 .
Ao contrário de qualquer outro personagem na lista, a Mulher-Gato foi capaz de manter sua revista solo mensal desde 1993 até 2001 da edição #94, mais tarde naquele ano retornou pelas mãos de Ed Brubaker e Darwyn Cooke. Voltando com uma nova série nos Novos 52, com Selina novamente fazendo o papel do anti-herói.

Charada

Charada - Tudo de Pop ArtEsta lista inclui vários assassinos e psicopatas e, às vezes, Edward Nigma é os dois. Mas o que o Charada adiciona à galeria de vilões do Batman é algo diferente, alguma diversão!
Sua primeira aparição foi na Detective Comics #140, de outubro de 1948. Charada não é o vilão mais assustador ou intimidador do Batman, mas devido à sua ideia obsessiva de provar-se intelectualmente superior ao Batman, que, é claro, ele pretende demonstrar através de uma série de enigmas elaborados, acaba se tornando um dos mais interessantes vilões do Cavaleiro das Trevas.
Temporariamente recuperado nos quadrinhos recentes, o Charada retornou para o caminho do crime, o que significa que ele provavelmente está elaborando um esquema envolvendo trocadilhos ruins e artefatos roubados enquanto você lê este artigo.

Duas-Caras

Duas-Caras - Tudo de Pop ArtTodos nós possuímos dois lados, um bom e um ruim. Esta dicotomia entre o bem e mal tem sido muitas vezes explorado na literatura (Batman/Bruce Wayne), mas nenhum tão literalmente como Harvey Dent.
Um ex-advogado que lutava para manter longe das ruas quem colocava em perigo a população de Gotham. Porém um acidente deixou danos físicos e revelou profundas cicatrizes emocionais. Com um rosto metade normal e metade horrivelmente desfigurado, ele leva as coisas um pouco mais adiante, todas as suas decisões são tomadas com a ajuda de uma moeda de duas caras (uma danificada como ele), e tudo que o cerca possui uma dualidade, desde seus crimes, seus esconderijos, até seus capangas sempre são em pares.
Duas-Caras foi para as telonas duas vezes, mas sua origem na clássica série animada do Batman, provavelmente é a que melhor exemplifica o caráter do personagem.

Ra’s Al Ghul

Ra's Al Ghul - Tudo de Pop ArtTer Ra al Ghul nessa lista, e em uma excelente posição, exemplifica muito bem os diferentes tipos de ameaças que Batman tem que lidar. A maioria desses personagens limita-se a cometer crimes em torno de Gotham City, mas isso é pensar pequeno demais para Ra’s, um assassino internacional que tem vivido por centenas de anos, graças aos poderes de recuperação de seu Poço de Lázaro.
Sua primeira aparição foi em Batman #232, em Junho de 1971. E enquanto a maioria desses outros vilões gosta de matar a sangue frio, isso também é muito baixo para Ra’s, ele prefere acabar com quase toda a humanidade, como tentou fazer durante o arco Contágio, travando uma guerra biológica em Gotham. Ra’s al Ghul foi interpretado por Liam Neeson em Batman Begins, e deu as caras novamente na parte final da trilogia, em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Mas talvez o maior legado do personagem seja o mais novo Robin, Damian Wayne, filho de Bruce Wayne e Talia, filha de Ra’s.

Coringa

Coringa - Tudo de Pop ArtVocê não acha que outro personagem poderia preencher este papel, não é? Como yin e yang, o bem e o mal, o caos e a ordem, a insanidade absoluta e uma ligeira insanidade, o Coringa é, e sempre foi, o oposto complementar do Batman.
Nenhuma outra história mostrou isso tão bem como a criação de Alan MooreA Piada Mortal, mas o Coringa tem sido o grande vilão do Batman, tanto nos quadrinhos como em outras mídias. Seja ele louco, apenas problemático, um maníaco homicida em massa, agindo sozinho ou acompanhado pela Arlequina. O Coringa está sempre lá para nos dar uma risada e torturar o Batman e seus aliados. Ele atirou e aleijou Barbara “Batgirl” Gordon (ela melhorou), matou Jason “Robin 2″ Todd, batendo-lhe até a morte com um pé de cabra. Recentemente, ele levou as coisas a outro nível, desencadeando sua marca assustadora de vingança em larga escala no arcoMorte em Família.
A melhor parte é que o Coringa é sempre muito próximo do Batman. Se Bruce Wayne tivesse tomado um rumo errado, poderia ter sido muito parecido com o Coringa. E existe algo mais assustador do que ver um reflexo distorcido de si mesmo?