quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os Melhores Filmes Baseados em Quadrinhos de Todos os Tempos

Confira a nossa lista com os melhores filmes baseados em quadrinhos de todos os tempos, levando em consideração qualidade e relevância para a história do gênero no cinema.

Melhores Filmes Baseados em Quadrinhos - Tudo de Pop ArtCom os filmes baseados em quadrinhos fazendo cada vez mais sucesso (Os Vingadores O Cavaleiro das Trevas Ressurge  faturaram mais de 1 bilhão pelo mundo) resolvi fazer uma lista com os melhores filmes dogênero de todos os tempos, na minha humilde opinião é claro. Primeiro vamos a um breve resumo da história dos quadrinhos no cinema.
As histórias em quadrinhos surgiram antes do cinema, por volta de 1840, (o cinema só iria surgir duas décadas depois) se diz que os primeiros cineastas inspiravam-se muito nos enquadramentos, ângulos e iluminação encontrados nos quadrinhos, para produzir seus filmes – a semelhança não passa despercebida aos fãs de quadrinhos, basta observar um storyboard (série de quadrinhos feitos para se ter a noção de como os enquadramentos e ângulos pensados para o filme ficarão na telona) e ver que o cinema tem muito de histórias em quadrinhos.

Uma das primeiras produções adaptada dos quadrinhos para a telona foi Flash Gordon  em 1936, não era um filme e sim uma série de 13 episódios que contava a história de um jovem que viaja para o espaço e acabava em um planeta chamado Mongo, habitado por várias culturas e comandado por um tirano chamado Ming, então começa a luta para tirar o ditador do poder. A série fez muito sucesso na época, o que resultou em dois filmes em 1938 e 1940. Já na década de 1960 uma série de TV baseada nas histórias de Batman fez muito sucesso, eternizando frases com “santa” no começo, lutas cheias de balões com onomatopeias e bugigangas sempre com o prefixo “bat”, a série rendeu um longa em 1966, mas que não fez muito sucesso.

Nas décadas de 1970 e 80 uma série de TV baseada no Hulk fez relativo sucesso e rendeu alguns filmes para TV, um deles inclusive com a participação do Deus do trovão Thor. Mas um dos primeiros a fazer grande sucesso nas telonas foi  Batman  de Tim Burton em 1989, o estilo soturno do diretor casou perfeitamente com o Homem Morcego, e rendeu uma Gothan City sensacional, além de contar com Jack Nicholson inspirado no papel de Coringa, o que já não pode-se dizer o mesmo, de Michael Keaton no papel de Batman que deixava um pouco a desejar.O filme teve uma ótima sequência em 1992 chamado Batman Returns que contou com Danny DeVito no papel do Pinguim  e Michelle Pfeiffer de Mulher-Gato. Depois desses dois filmes esperava-se que os filmes baseados em quadrinhos emplacassem de vez, mas surgiu um tal de Joel Schumacher e fez uma baita de uma M…  com dois filmes horríveis de 1995 e 1997(a porcaria da armadura do Batman tinha mamilos!), o que causou um hiato nos filmes de super heróis.

Já no ano de 2000, o diretor Bryan Singer (que volta a dirigir os mutantes em Dias de um Futuro Esquecido) levou para as telonas o grupo de mutantes X-Men, o filme contou com grandes estrelas como Hugh Jackman e Halle Berry, e foi um grande sucesso fazendo muito dinheiro, e abrindo novamente as portas de Hollywood para os super-heróis, desencadeando uma série de sucessos como: Homem-Aranha 1,2 e 3X-Men 2 e 3,Batman BeginsHomem de Ferro, entre outros. Os filmes baseados em Graphic Novels de sucesso, também surgiram em grande quantidade, como: Sin City300 e Watchmen

Esse boom de quadrinhos no cinema nos anos 2000, também se deve em parte pela crise financeira americana, que resultou em corte de gastos dos estúdios, que optam por produzir filmes com histórias já conhecidas e que agradam o grande público diminuindo os riscos de fracasso, é só observar a quantidade franquias que existem no cinema atual.

Bom, acho que já falei demais vamos à lista, só vou deixar claro que a ordem é cronológica e não por qualidade, porque é muito difícil dizer se um é melhor ou pior que o outro, são filmes distintos e difíceis de comparar mesmo sendo todos baseados em quadrinhos.


Superman – O Filme

Superman - O Filme - Tudo de Pop Art
Provavelmente os mais atentos perceberam que eu não citei esse filme na introdução, mas  sabia que citaria na lista, por um simples motivo, esse foi o primeiro filme a fazer sucesso no cinema e abrir as portas para produções futuras.
O filme narra a história do Homem de Aço (Christopher Reeve) desde o início em Krypton, quando seu pai Jor-El (um cientista vivido por Marlon Brando)  descobre que o planeta irá explodir mas é impedido de abandoná-lo, então envia seu único filho para a Terra,onde é criado por um casal de uma pequena cidade. Já adulto se torna repórter do Planeta Diário, na cidade de Metrópolis , onde conhece seu grande amor Lois Lane (Margot Kidder) e seu principal inimigo Lex Luthor (Gene Hackman).
O filme é muito bonito e nostálgico, logo no início mostra uma edição da Action Comics (HQ que teve a primeira aparição do Superman) e toda a infância do personagem até a transformação no super-herói. Além de contar com excelentes atores e principalmente Christopher Reeve, que personificou o personagem perfeitamente (tanto que o remake de 2006 procurou um ator parecido fisicamente com ele mas que não tinha o mesmo carisma). O longa tem uma maravilhosa trilha sonora, bom roteiro e efeitos visuais muito bons para a época, com certeza um clássico.
Ação/Aventura – Inglaterra, 1978. Direção: Richard Donner. Elenco: Christopher Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman, Trevor Howard, Ned Beatty, Jackie Cooper, Glenn Ford, Margot Kidder, Jack O’Halloran, Valerie Perrin, Terence Stamp. Duração: 143 min.


Akira

Akira - Tudo de Pop Art
Se você gosta de Matrix e outros filmes do gênero, agradeça a Akira. Mencionado em várias listas como o maior Anime de todos os tempos, ele é simplesmente uma obra-prima da animação. A trama gira em torno de Kaneda, líder de uma gangue de motociclistas que vivem em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruida (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Quando seu amigo Tetsuo é capturado pelo governo, começa uma busca que resultará em descobertas assustadores e consequências catastróficas. O trabalho de Katsuhiro Otomo é perfeito! O visual do filme é muito bonito, principalmente as cenas de perseguição de moto que são impressionantes, e consagrou o estilo cyberpunk.
Ficção Científica/Ação – Japão, 1988. Direção: Katsuhiro Otomo. Duração: 124 min.

 

X-Men 2

X-Men 2 - Tudo de Pop ArtO Primeiro filme de Bryan Singer, já havia sido uma grata surpresa e considerado muito bom, mas é nesse filme que ele alcança o ápice. É o primeiro a conseguir representar no cinema fielmente os quadrinhos, vendo o filme você consegue lembrar claramente das páginas do Universo Mutante com toda a sua crítica a sociedade preconceituosa, que vê nas diferenças uma ameaça.
Já na primeira sequência do filme você percebe a qualidade que seguirá durante todo o longa, é impressionante ver o Noturno em ação derrubando todos os seguranças do Presidente na Casa Branca ao som de música clássica e invadindo a sala presidencial, sem dúvida uma das melhores sequências dos quadrinhos no Cinema. Na trama a perseguição aos mutantes se intensifica e eles são obrigados a se defender, escolhendo entre dois lados, o de Xavier que acredita que humanos e mutantes podem conviver pacificamente e o de Magneto que acredita que mutantes são superiores e devem comandar o mundo. Todas as cenas de ação são muito bem filmadas, o roteiro é muito bom e todos os atores estão muito bem. Com certeza X-Men 2 merece estar nesta lista.
Ação – EUA, 2003. Direção: Bryan Singer. Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Halle Berry, Anna Paquin, Ian McKellen, Famke Janssen, James Marsden, Rebecca Romijn-Stamos, Brian Cox, Alan Cumming, Bruce Davison, Kelly Hu. Duração: 133 min.


Oldboy

Oldboy - Tudo de Pop Art
Esse filme sem sombra de dúvida é uma obra-prima do consagrado diretor sul-coreano Park Chan-wook. A trama conta a história de Oh Dae-su (Choi Min-Sik) um cara normal que em uma noite em que se encontra bêbado é sequestrado e trancafiado em um quarto sem nenhum contato com o mundo exterior, após 15 anos – quando já se encontra à beira da loucura – ele é libertado e segue um caminho de vingança em busca de seu sequestrador. O longa tem muitos méritos, entre eles a atuação de Choi Min-Sik, que é sensacional! A direção de Park Chan-wook, cenas antológicas como a luta com o martelo e a risada psicótica de Dae-su (foto acima) e o roteiro, sem dúvida o roteiro! Além de contar com um dos melhores finais da história do cinema! Ou seja, se você não assistiu esse filme, pare de ler esse artigo vá assistir e depois você volta, ok? Se tem alguma coisa ruim para falar do filme é o remake que estão produzindo em Hollywood.
Drama – Coreia do Sul, 2003. Direção: Park Chan-wook.  Elenco: Choi Min-sik, Yoo Ji-tae, Kang Hye-jeong, Ji Dae-han, Oh Dal-su, Kim Byeong-ok, Lee Seung-Shin, Yun Jin-seo, Lee Dae-yeon, Oh Kwang-rok, Oh Tae-kyung. Duração: 120 min.
 
 

Homem-Aranha 2

Homem-Aranha 2 - Tudo de Pop Art
Quando eu assisti o primeiro filme da trilogia de Sam Raimi eu fiquei alucinado, cresci lendo as histórias do Aranha e o filme consegue transportar para o cinema quase tudo que fez do Cabeça de Teia um dos mais famosos super-heróis do mundo dos quadrinhos. Existem algumas coisas que não me agradaram no primeiro filme, como o visual do Duende Verde que ficou parecendo um monstro saído dos Power Rangers e algumas mudanças na história (perfeitamente plausível por ser uma adaptação). O que existia de errado no primeiro filme foi consertado no segundo, os furos do roteiro não existem e o vilão é muito melhor. A interação entre os personagens é excelente e a personalidade do Aranha dos Quadrinhos está lá! Tem tudo, ação, aventura, drama, romance e comédia! E a cena do Metrô é sensacional!
Ação – EUA, 2004. Direção: Sam Raimi.  Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons, Donna Murphy, Daniel Gillies, Dylan Baker, Bill Nunn, Vanessa Ferlito, Aasif Mandvi, Willem Dafoe, Cliff Robertson, Ted Raimi, Elizabeth Banks, Bruce Campbell. Duração: 124 min.
 
 

V de Vingança

V de Vingança - Tudo de Pop Art
Com toda a certeza você já viu essa máscara icônica em algum lugar, seja em protestos espalhados pelo mundo ou em memes de pseudo revolucionários no Facebook. E isso se deve muito a V de Vingança. Como todos nessa lista, esse é um grande filme, e como todo grande filme conta com excelentes atuações, Natalie Portman está muito bem e Hugo Weaving também está sensacional. O filme já começa bem, ele é baseado na HQ escrita pelo mestre Alan Moore! Mas o trabalho realizado pelos irmãos Wachowskis para adaptar a história é muito bom, e as mudanças feitas (que geralmente são para pior) para adaptar a história para uma nova mídia acrescentaram a trama e fazem todo sentido. Esse é um daqueles filmes que você assiste, e depois de terminar fica um tempo pensando na história e suas semelhanças com o nosso cotidiano. 
Ficção/Ação – EUA, 2006. Direção: James McTeigue. Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea, John Hurt, Roger Allam, Sinéad Cusack, Stephen Fry, Rupert Graves, Ben Miles, Tim Pigott-Smith, John Standing, Natasha Wightman, Clive Ashborn. Duração: 132 min.


Homem de Ferro

Homem de Ferro - Tudo de Pop Art
Depois do boom das adaptações de quadrinhos para o cinema no início da década de 2000, a FOX conseguiu estragar tudo com uma sequência de porcarias! Demolidor, Quarteto Fantástico, X-Men 3 e Homem-Aranha 3foram fracassos que deixaram os filmes baseados em Quadrinhos da Marvel um pouco desacreditados. Tudo mudou com a estreia de Homem de Ferro, que marca a estreia do Marvel Studios no cinema com sua Iniciativa Avengers. Homem de Ferro nunca foi um super-herói do alto escalão da Marvel e iniciar um projeto tão grandioso com esse personagem foi um desafio, mas o filme acerta em cheio, o roteiro é bom e Robert Downey Jr. personifica um personagem como poucas vezes se viu no cinema, ele é Tony Stark! 
Ação – EUA, 2008. Direção: Jon Favreau. Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Terrence Howard, Jeff Bridges, Jon Favreau, Leslie Bibb, Shaun Toub, Faran Tahir, Sayed Badreya, Bill Smitrovich, Clark Gregg, Tim Guinee, Will Lyman. Duração: 126 min.


Batman – O Cavaleiro das Trevas 

O Cavaleiro das Trevas - Tudo de Pop Art
Este filme, como foram Superman, Akira, X-Men e Oldboy é um marco do cinema baseado em quadrinhos. Christopher Nolan levou os super-heróis à um outro nível nos cinemas, ele pegou um dos mais icônicos heróis dos quadrinhos e jogou nas ruas realistas de uma Gothan que se parece com qualquer outra grande cidade do mundo. O filme todo é perfeito, o roteiro é sensacional e tudo se encaixa perfeitamente, o que também tem um grande peso é a atuação de Heath Ledger, que imortalizou um dos maiores vilões do cinema de todos os tempos. Esse filme sem dúvida é o melhor da trilogia (os outros também são muito bons) mas o grande mérito do filme é tornar o Batman muito  mais sombrio e realista. Não vou falar muito, porque duvido que alguém não tenha assistido esse filme pelo menos umas duas vezes na vida. Antes que alguém fale dos outros filmes da trilogia, considere todos citados aqui.
Ação – EUA, 2008. Direção: Christopher Nolan. Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Morgan Freeman, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Eric Roberts, Nestor Carbonell , Anthony Michael Hall, Melinda McGraw, Nathan Gamble. Duração: 152 min.


Kick Ass – Quebrando Tudo

Kick-Ass - Quebrando Tudo - Tudo de Pop Art
Que garoto nunca pensou em se tornar um super-herói quando era criança? Para quem lia quadrinhos, acho que esse pensamento certamente passou pela cabeça em algum momento. E é disso que se trata a trama de Kick-Ass. Dave Lizewski (Aaron Johnson) um adolescente comum veste um uniforme verde e decidi sair às ruas para combater o crime, mas a vida não é como os quadrinhos e ele percebe que nada é o que parece. O filme é muito violento e debochado, e tem personagens divertidos e carismáticos como Hit-Girl (Chloe Moretz) e Big Daddy (Nicolas Cage). Eu confesso que não conhecia a HQ de Mark Millar (que é muito boa diga-se de passagem) e quando fui assistir ao filme não esperava nada demais, mas ele me surpreendeu positivamente e agora com a notícia de que a continuação contará com Jim Carrey no elenco, a expectativa aumentou muito! Mas é bom não esperar muito, pois como dizem por aí, a expectativa é a mãe da merda!
Ação – EUA, 2010. Direção: Matthew Vaughn. Elenco: Aaron Johnson, Chloe Moretz, Nicolas Cage, Mark Strong, Christopher Mintz-Plasse, Clark Duke, Evan Peters, Lyndsy Fonseca, Jason Flemyng. Duração: 117 min.


Os Vingadores

Os Vingadores - Tudo de Pop Art
O que dizer do maior projeto cinematográfico dos quadrinhos no cinema? Que fez mais de 1 bilhão e meio em todo o mundo! Como eu disse anteriormente a expectativa é a mãe da merda, mas com Os Vingadores foi diferente. A expectativa para esse filme era imensa, mas ele nos entregou tudo o que tinha prometido com sobras. Tudo está lá, as brigas entre os super-heróis o humor (principalmente com o Hulk) e claro, a ação! O roteiro foi muito bem escrito, com espaço de tela para todos os integrantes do grupo e diálogos muito bem escritos o filme é diversão garantida a todos e para quem sempre gostou de quadrinhos uma homenagem merecida!
Ação – EUA, 2012. Direção: Joss Whedon. Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof, Tina Benko. Duração: 142 min.


Menções Honrosas:

É sempre muito difícil criar listas com filmes favoritos por isso aqui vou citar alguns filmes que gostei muito, mas não entraram na lista final e merecem uma menção:
 
300
Tempos de Violência
O Anti-Herói Americano
Sin City
Watchmen
X-Men – Primeira Classe
 
Existem muitos filmes promissores que serão lançados, e espero ter que mudar essa lista daqui há algum tempo. Listas são sempre complicadas de fazer e causam muitas controvérsias. Lembrando  que essa está em ordem cronológica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário