segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Quadrinhos essenciais de Star wars


starwarsdarkempire_03
                                                      
Desde sua criação, Star Wars anda de mãos dadas com os quadrinhos, que desde a década de 70 tem publicações, começando com a Marvel e atualmente com a Dark Horse, e o futuro ainda não sabemos.
Mas enquanto isso, para quem curte Star Wars e quer comprar alguma HQ e começar a ler, que tal uma lista com as 10 obras essenciais dos quadrinhos. Algumas são raras, difíceis de se encontrar, mas valem cada centavo gasto, e vão adicionar muito ao seu conhecimento.                                            
                                                                      10. Eight for Aduba-3
10eightstarwarsA segunda história original que saiu de Star Wars, depois que a Marvel concluiu a adaptação de “Uma Nova Esperança”, e vou falar, espetacular.
Essencialmente é uma versão de “Os Sete Samurais” com Han e Chewie formando um time com vários personagens como um cavaleiro Jedi já idoso – Don-Wan Kihotay (tente falar alto) e o coelho gigante verde Jaxxon, em uma história que pega vários aspectos de Star Wars, e alienigenas e brinca com eles. Se você é um fã hardcore da Saga, pode ser que a história o incomode, mas para quem está aberto a experimentar, é uma história muito divertida e que merece mais crédito do que recebeu.
E onde achar? Essa história saiu na coletânea Star Wars: A Long Time Ago Omnibus Vol. 1.
9. As tirinhas de Jornal
9indeadlypusuitAté faz sentido que Star Wars brilhe em tirinhas de Jornal, considerando que tem influencias de Flash Gordon e Buck Rodgers, é quase como um negócio de família.
Mas com Archie Goodwin e Al Williamson na linha de frente, as tirinhas se encaixaram perfeitamente, expandindo o universo para incluir novos personagens, novas aventuras e um tipo de arte único, próprio de tirinhas. Elas foram reunidas pela Dark Horse em três encadernados.
Onde Achar? Como dito, três coletâneas chamadas: Classic Star Wars: In Deadly Pursuit, The Rebel Storm eEscape To Hoth.
8. To Take Tarkin
8totakethetarkin
Para quem se importa, a séria da Marvel seguiu com histórias entre o Episódio V e Episódio VI, e tem muita coisa do melhor de Star Wars ali.
Com a arte de Walt Simonson e Tom Palmer e com histórias de David Micheline (que também fez um excelente trabalho nas histórias em quadrinhos do Indiana Jones), essa história é sobre a tentativa de construir uma arma tão poderosa que deixaria a Estrela da Morte para trás, e é tão boa, que dá para comparar a mesma com Episódio VI. Se acha que eu estou mentindo, experimente ler essa uma, você não vai se arrepender.
Onde Achar? Ela está na coletânea Star Wars: A Long Time Ago Omnibus Vol. 3.
7. The New Empire
7starwarsomnibus5
Depois da perda da característica “guerra” em Star Wars, após Episódio VI, o escritor Jo Duffy decidiu fazer o óbvio, mas mesmo assim pareceu revolucionário para a época: substituiu o Império pelos novos vilões, os Nagai.
Enquanto a maioria dessa nova ameaça era apenas falácia do que combates, ele resolveu incluir a Dark Lady Lumia, uma nova vilã que escutou Darth Vader e se tornou uma espiã imperial e foi uma vez aliada de Luke Skywalker que a deixou a beira da morte em uma missão, antes de se tornar uma ciborgue e mestre do Lado Negro. A série foi cancelada antes da história realmente tomar uma forma, mas ainda assim é uma das séries originais da Marvel mais fantástica.
Onde Achar? Está na coletânea Star Wars: A Long Time Ago Omnibus Vol. 5.
6. Dark Empire (Império do Mal)
6darkempire
Quando essa história foi anunciada, Star Wars ainda era da Marvel, mas logo depois a Dark Horse passou a ser a casa dos quadrinhos de Star Wars e foi lançada por ela, inclusive essa história é uma das poucas que saiu em portugues aqui no Brasil, na época pela Editora Abril.
É uma história até que simples, mas com um desenho fantástico e com idéias ótimas, temos Luke se aventurando no Lado Negro e muito mais, e principalmente, depois de um tempo parado, foi a volta de Star Wars aos quadrinhos.
Onde Achar? Nas coletaneas Star Wars: Dark Empire e Star Wars: Dark Empire Trilogy.
5. Purge
5starwarspurge
Na essencia, As guerras Clonicas são um conceito deprimente, porque sabemos o fim disso, sabemos que o Jedi vão perder, e vão perder feio. Mas nada é pior que Purge, onde o centro da história é a caçada de Vader aos Jedi que sobreviveram a Ordem 66, e mesmo que eles tentem sobreviver, não é qualquer um que estão enfrentando.
Não é uma história com final feliz, a não ser que você sempre torça para o mal vencer, pois essa é uma história onde os vilões estão ganhando. Essa também saiu no Brasil, na extinta revista mensal da On Line.
Onde Achar? Na coleção Star Wars: The Clone Wars Vol. 9: Endgame.
4. Knights of the Old Republic
4starwarskotor
Tivemos a alegria de conseguir acompanhar aqui no Brasil, pela On Line, ao menos por um tempo as aventuras de Zayne Carrick. Uma série que se passa mais de 1000 anos antes que os filmes. As aventuras do padawan errante, e acusado de assassinar seus colegas em seu caminho de limpar seu nome, provar quem eram os verdadeiros culpados durou 50 edições (não sairam todas por aqui) e é uma das melhores obras de quadrinhos de Star Wars.
Onde Achar? Nas coletaneas Star Wars: Knights of the Old Republic.
3. Legacy
3starwarslegacy
Aqui também estamos falando de algo muito depois dos filmes, só que no caso para o futuro, mostrando os descendentes de Luke Skywalker. A série de 50 edições também foi lançada no Brasil pela On Line (mas não foi publicada até o final, foi cancelada antes), e mostra um herói que desistiu de ser um Jedi e virou um contrabandista e caçador de recompensas.
O problema é que ele é um Skywalker, então não tem jeito, é a cina da familia ter que lidar sempre com um Sith Lord. Outra série que estende Star Wars para além do que conhecemos e muito bem.
Onde Achar? Nas coletaneas Star Wars: Legacy
2. Star Wars Vector
2starwarsvector
Um crossover por todo o universo de Star Wars. E com a vantagem de que é possível acha-la em portugues, já que a On Line publicou essa séria na sua revista mensal antes de extinguir a mesma. E a história é fantástica e consegue fazer um link com todos os periodos de Star Wars e soar razoavel.
Onde Achar? Nos encadernados Star Wars: Vector, e se você achar edições antigas de Star Wars.
1. Star Wars Tales
1starwarstales
Essa série composta por 24 edições, publicadas de 1999 a 2005, que teve alguma coisa publicada por aqui pela antiga editora 69 é fantástica, são histórias únicas que fazem referencia a muita coisa. Nem tudo é canonico, é mais uma divagação, com participações de Sergio Aragones, Peter David e Ben Templesmith, gerando histórias memoraveis e que valem a leitura.
Onde Achar? Nas compilações de Star Wars Tales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário