quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O que faz uma capa de Quadrinhos um sucesso


DE OLHO NAS CAPAS




Kelly Thompson, colunista do Comic Book Ressources, fez um artigo muito legal sobre o que faz uma capa de quadrinhos ser boa. O artigo original lista os aspectos indispensáveis para se criar uma capa fodona de quadrinhos (a badass comic book cover).
Os elementos que ela lista são bem interessantes e, bem, quantas vezes você não já comprou uma revista só pela capa, não é mesmo?
Capas são tão importantes, nos quadrinhos, quanto em qualquer outra publicação, tanto que grandes nomes como Chris Bachalo, Adam Hughes e Jim Cheung são contratados (ou já foram, em algum momento da carreira) apenas para criar grandes artes exclusivas para este fim.

CORES

Capas monocromáticas são o máximo. Assim como capas com cores contrastantes. E, assim como o excesso de uma (ou várias) cor pode ser lindo, a "falta" delas também pode ser um charme. Capas que apostam no branco são tão lindas!
capas-01capas-02

COMPOSIÇÃO

Não adianta ter uma combinação incrível de cores. Há que se ter uma composição linda dos elementos de capa. A ilustração, a marca. A interação entre as duas. O ângulo pelo qual os personagens são representados. Tudo isso faz uma puta diferença.
capas-03

Kelly atenta para o fato de, principalmente nos últimos 10 anos, a indústria dos quadrinhos ter sofrido uma forte influência do design gráfico. Convenhamos, os designers das capas abaixo realmente fizeram um ótimo trabalho.

capas-04

Essas brincadeiras com o título, trocando de lugar, quebrando a marca ou integrando à ilustração também são destaque, ó:

capas-05
CRIATIVIDADE

Deve ser um desafio terrível - e delicioso - criar algo que pareça novo (ou que, de fato, seja novo) com personagens que estão ao nosso redos a tanto tempo. Na capa principalmente, já que se tem tanto a dizer e tão pouco espaço para isso. E mais importante, a capa tem que ser criativa e cumprir seu maior objetivo: VENDER.
CAPAS-06
BOM HUMOR

Claro, nem toda publicação combina com uma capa bem humorada. No meio de uma megassaga, por exemplo, não cabe uma capa divertida. Mas personagens como Deadpool e Homem Aranha tem tudo a ver com esse estilo. Essa capa do Deadpool brigando com o dinossauro é apenas maravilhosa.
capas-humor
FOFURA

Não basta dominarem as redes sociais. Quando os habitantes da fofolândia chegam às capas dos quadrinhos, não há quem resista. E aí, acabo de me contradizer. Se ali em cima eu disse que nem todo título combina com bom humor, talvez fosse o caso de dizer que nem todo título combina com fofura. Mas essa capa do Hellboy ali embaixo acaba com meu argumento.
capas-07
PERSONAGEM-CHAVE

Cover Girl! A revista pode até ser de um grupo de personagens, mas quando um específico é alçado à estrela de capa, merece ser tratado como estrela. Das abaixo, essa do Superboy e a da Emma Frost são muito maravilhosas.
capas-personagens
SAINDO DO LUGAR-COMUM

Ok. Temos um personagem forte, uma boa definição de cores, um layout interessante. Mas às vezes, capas são mais do mesmo. Heróis lutando contra o vilão, enfrentando um desafio gigantesco, sendo encurralados. Sair do lugar comum e criar oportunidades e visões diferenciadas é o grande desafio dos criadores.
As capas abaixo provam que é possível.
E essa da Glory e a da BatWoman são lindas, hein?capas-08

Nenhum comentário:

Postar um comentário